“Foi ótimo. Eu sempre quis ir à Coreia [do Norte], tive sempre interesse no país e quando abriram as vagas fui um dos primeiros a inscrever-me. E correu tudo bem, não posso dizer mal de nada.” Chama-se João Sousa Pinto, foi correr os dez quilómetros de Pyongyang, a capital norte-coreana, e conquistou a medalha de ouro em frente do Presidente Kim Jong-un.
João Sousa Pinto – que trouxe a medalha de ouro da Coreia do Norte para Portugal, após vencer a distância de dez quilómetros da Maratona Internacional de Pyongyang – diz à TSF que toda a experiência valeu a pena e que está contente com o resultado. O português medalhado não hesitou em inscrever-se na prova de imediato e teve depois a sorte de ser um dos selecionados para correr.
Entrar na Coreia do Norte não é fácil: aquele evento é uma das formas de os turistas conhecerem a capital norte-coreana, sendo que o país abriu as portas por estes dias apenas aos atletas que iam participar na maratona. Enquanto lá esteve, João Sousa Pinto não teve acesso à internet e o receio que o atleta tinha, confessa, rapidamente desapareceu.
Leia mais em TSF