Início » União Europeia aprova tarifas de 25% sobre produtos americanos, depois da China ter aumentado para 84%

União Europeia aprova tarifas de 25% sobre produtos americanos, depois da China ter aumentado para 84%

Os Estados Unidos aplicaram tarifas de 104% à China esta quarta-feira, China já retaliou e UE faz o mesmo. Conselho de Ministros anuncia decisões na quinta-feira.

Os países União Europeia aprovaram hoje por maioria, em Bruxelas, a primeira ronda de tarifas à entrada dos produtos dos Estados Unidos na Europa.

O países da UE avançam para uma tarifa de 25% sobre cerca de 1700 produtos norte-americanos, numa resposta às tarifas aplicadas pelos EUA ao aço e alumínio europeus.

“A UE considera as tarifas americanas injustificadas e prejudiciais, causando prejuízos económicos a ambos os lados, bem como à economia global. A UE declarou a sua clara preferência por encontrar soluções negociadas com os EUA, que sejam equilibradas e mutuamente benéficas”, podia ler-se num comunicado.

As medidas, que deverão entrar em vigor a 15 de abril, podem ser suspensas “a qualquer momento”, afirmou a UE, caso os EUA concordem com uma “solução negociada justa e equilibrada”.

As taxas incidem, segundo a Reuters, sobre os seguintes produtos: milho, trigo, cevada, arroz, motociclos, aves de capoeira, fruta, madeira, vestuário e fio dentário.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!