Início » 60 acusados. Medina ilibado. O Caso Tutti Frutti em cinco respostas

60 acusados. Medina ilibado. O Caso Tutti Frutti em cinco respostas

O Ministério Público divulgou esta terça-feira que concluiu a acusação no chamado Processo Tutti-Frutti, um inquérito que durante nove anos investigou a política autárquica em Lisboa. De acordo com um comunicado do MP foram acusados 60 arguidos, entre eles encontram-se o presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, o deputado do PSD Carlos Eduardo Reis, o ex-deputado social-democrata Sérgio Azevedo e o vereador da Câmara de Lisboa, Ângelo Pereira.

1. O que foi investigado desde 2016?

De acordo como o comunicado do Ministério Público foram investigados crimes de corrupção ativa e passiva, corrupção ativa e passiva agravadas, branqueamento, prevaricação, tráfico de influência, falsificação ou contrafação de documento agravada e burla qualificada.

2. O que pede o MP?

No despacho de acusação é pedida a condenação dos arguidos à perda dos mandatos referentes a cargos políticos de natureza eletiva que estes, então, se encontrem a desempenhar efetivamente, sem prejuízo da declaração de inelegibilidade em atos eleitorais. Também foi pedido a perda das vantagens obtidas pelos arguidos com a prática dos crimes.

Leia mais em Diário de Notícias

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!