O navio cargueiro é projetado para uma carga de 77 mil toneladas e uma autonomia de 25 mil milhas náuticas. A rota internacional mencionada acima foi iniciada e é operada pela COSCO Shipping Specialized Carriers Co., Ltd., e, de acordo com a programação atual, deverá ser operada com uma frequência de dois meses entre cargueiros.
Zhuhai, cidade vizinha de Macau, tem uma grande complementaridade na estrutura económica com o Brasil nos âmbitos de produtos agrícolas, minérios e manufatura. Com base no Porto de Gaolan, a Zona de Desenvolvimento Económico e Tecnológico de Zhuhai conseguiu abrir esta nova rota económica e comercial com a América Latina, injetando assim novo impulso para a sua integração com as cadeias industrial e de abastecimento globais.
A nova rota marítima internacional reduzirá significativamente os custos de frete e o tempo de transporte entre as duas regiões, oferecendo também mais oportunidades no comércio, investimento e intercâmbio tecnológico entre Zhuhai e a região norte do Brasil.
Por exemplo, para a Zhuhai Zhonglian Latin America Supply Chain Management Co., Ltd., registada na Zona Alfandegada Abrangente do Porto Gaolan em Zhuhai, espera-se que esta nova rota reduza em 15% os custos de frete e poupe 7 dias na entrega de mercadorias para a empresa, o que elevará notavelmente a competitividade da empresa no mercado brasileiro e reforçará a cooperação integral com os fornecedores e empresas relevantes locais.
Plataforma com Xinhua