Início » Visitas a empresas portuguesas de sucesso mundial

Visitas a empresas portuguesas de sucesso mundial

OutSystems, Sensei Tech e Fábrica dos Unicórnios. As três empresas representam o que de melhor se tem feito na área da inovação e empreendedorismo em Portugal e que abriram as portas à Exploração de Inovação e Tecnologia de Macau em Lisboa.

Plataforma Studio

Depois da Web Summit, a visita foi redirecionada para as empresas portuguesas. O dia 14 de novembro começou no Continente Labs, o primeiro supermercado com serviços totalmente digitais e que é operado pela portuguesa Sensei Tech desde 2021. Bem no coração da capital portuguesa, é possível explorar um supermercado que foi “A experiência de compras autónomas pioneira na Europa” graças aos esforços conjuntos do grupo Sonae e da Sensei.

O dia prosseguiu em Oeiras, na sede da OutSystems, empresa portuguesa na área do software, cujo trabalho se pauta pelo desenvolvimento de aplicações em baixo-código que podem ser usadas por empresas para acelerar e melhorar procedimentos ou no estreitar de relações com clientes.

Neste encontro, Tiago Azevedo, Chief Information Officer, falou do percurso de uma empresa que está há 23 anos no mercado depois do começo tímido como startup.

“É bom que estejam aqui interessados nos nossos produtos e tecnologia. Estou feliz que na vossa apresentação tenham falado tanto da palavra inovação. Não é simplesmente comprando produtos que vamos criar algo novo, e se queremos ser inovadores temos de o fazer por nós próprios e ser criativos”, disse o CIO da empresa que cada vez mais quer apostar na IA como forma de melhorar os seus sistemas.

A OutSystems assume hoje que foi “visionária” na forma como entrou no mercado. A empresa está atualmente em 87 países, colaborando com 24 indústrias e possuindo mais de 665 parceiros globais. Durante a visita, a delegação de Macau ouviu, fez perguntas e saiu com mais uma rede de contactos estabelecida.

Na fábrica onde tudo acontece

À tarde, a delegação foi ver um dos grandes projetos de empreendedorismo em Lisboa: a Fábrica de Unicórnios (Unicorn Factory) na zona do Beato, um antigo espaço fabril que tem dado vida a um novo ecossistema de startups.

O projeto começou a desenhar-se em 2011 e é uma das razões pelas quais Lisboa foi considerada capital da inovação europeia em 2023. O programa de incubação de empresas disponibiliza ações de formação específicas, espaço de escritório e apoios logísticos, sendo que a Unicorn Factory é também a sede do organizador da Web Summit.

Desde 2012 que já apoiou mais de 820 startups com um investimento superior a mil milhões de euros.

A missão ficou completa na sexta-feira, 15, com a participação no Concrete Opportunities Workshop, apresentado por Manuel Tânger, co-fundador e Head of Future of Beta-I Collaborative Innovation. Este encontro centrou-se nas estratégias de inovação para as empresas, tendo sido explorados vários aspetos do avanço tecnológico e da inovação, realçando a importância da colaboração e da adoção de abordagens semelhantes às de uma startup.

Clique AQUI para conhecer as histórias sobre a Exploração da Inovação Tecnológica de Macau em Lisboa.

Tags:

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!