Início » Wong Sio Chak pode ser número dois do Governo de Macau

Wong Sio Chak pode ser número dois do Governo de Macau

Duas mulheres próximas de Chui Sai On numa lista de potenciais secretários hoje posta a circular em várias redações. Remodelação profunda, com experiência governativa

Paulo Rego

Wong Sio Chak pode ser o único sobrevivente de uma remodelação profunda – e tecnocrata. Esta lista coloca-o na Administração e Justiça; ponte para o Conselho Executivo – e substituto do Chefe do Executivo na sua ausência. Aos 56 anos – dez na governação – seria o peso mais pesado a coadjuvar Sam Hou Fai, de quem é próximo e a quem é “totalmente fiel” – garante quem os conhece.

As duas mulheres na lista trabalharam com Chui Sai On, Chefe do Executivo entre 2009 e 2019. O Lam, neta de Ke Lin – antigo diretor do Kiang Wu e estrela na Secção de Operações Especiais do Comité Central do PC (Secreta) – chefiou o gabinete de Chui Sai On e era forte candidata aos Assuntos Sociais e Cultura. Afinal, pode ir para a Economia e Finanças. Sónia Chan, antiga secretária para a Administração e Justiça, tem apoio entre os tradicionais, nomeadamente na Associação das Mulheres. Contudo, fonte do PLATAFORMA garante que, nomeada em janeiro para os Serviços da Supervisão e da Gestão dos Activos Públicos (DSGAP), “não tem intenções de sair”. A alternativa seria a diretora do Turismo (DST), Helena de Senna Fernandes.

A substituição de Raimundo do Rosário pode resolver-se com o atual diretor das Obras Públicas, Lam Wai Hou. Para a Segurança surge o nome de Chan Tsz King, Comissário contra a Corrupção. Segundo apurámos, é “alternativa credível” a outra opção para o Governo: o Comissário da Auditoria, Ho Veng On, que era admitido para a Economia e Finanças.

Não surge nesta lista – ou noutras alternativas – um único empresário da oligarquia local ou herdeiros das mais influentes famílias de Macau.

Também foi possível apurar que André Cheong – atual secretário para a Administração e Justiça – está indicado para Comissário da Auditoria; e a juíza Lou Ieng Ha – presidente do Tribunal Colectivo dos Tribunais de Primeira Instância – para o Comissariado contra a Corrupção.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!