A 29.ª MIF será realizada, pela primeira vez, de quarta-feira a sábado (16 a 19 de outubro), de maneira a ajudar visitantes de negócios a reduzir as suas despesas de viagem e para poderem participar na exposição em dias com menos volume de turistas. No ano passado, a MIF ocorreu entre 19 e 22 de outubro (quinta-feira a domingo). Ao mesmo tempo, a convenção espera que o prolongamento da estadia favoreça a realização de negociações e intercâmbios comerciais mais aprofundados entre os participantes internacionais.
Esta edição do evento económico e comercial anual mais importante em Macau terá como tema a diversificação da economia e novas oportunidades de desenvolvimento.
Segundo o vice-presidente da Associação de Comerciantes Têxtil de Macau, Porson Chung, a maioria dos membros das principais quatro câmaras de comércio locais vão participar ativamente na MIF, por consideram que é uma oportunidade de estabelecer contactos com a comunidade empresarial internacional. Este ano, mais de 300 tipos de produtos estarão em exposição, incluindo produtos de Big Health, produtos alimentares produzidos, desenhados ou distribuídos por empresas de Macau, assim como muitos souvenirs e produtos culturais e criativos. A própria Associação de Comerciantes Têxtil de Macau vai exibir diferentes tipos de moda e vestuário, bem como joias e outros produtos.
Entretanto, Lao Tai-hang, presidente da Associação Comercial de Fabricantes dos Produtos Farmacêuticos de Macau, diz que a MIF deste ano conta com uma área de exposição de medicina tradicional chinesa em Big Health. A associação organizou uma delegação de mais de 20 empresas, incluindo farmacêuticas locais ou estrangeiras, que transformaram com sucesso alguns dos seus produtos. Lao realça que, como uma ponte entre os Países de Língua Portuguesa e o Sudeste Asiático, Macau pode desenvolver de maneira eficaz os mercados destas regiões, no contexto internacional da MIF. A associação vai também organizar vários seminários académicos e fóruns na MIF para que as empresas compreendam o mercado, bem como as políticas e direções de desenvolvimento.
O gerente-geral da Liaoning New Dimension Humanoid Robot Research Institute, Zhang Tinghao, afirmou que a MIF é a primeira exposição em Macau a ser reconhecida pela Associação Global da Indústria de Exposições. Tal não demonstra apenas o seu grau de internacionalização e profissionalismo; permite também às empresas participantes estabelecer ligações segundo padrões empresariais elevados. Para a empresa, a MIF é o local perfeito para apresentar a política“1+4” de Macau e as suas oportunidades, assim como os mais recentes desenvolvimentos na Zona de Cooperação Aprofundada em Hengqin. Zhang descreve a MIF como uma janela importante para as empresas compreenderem e aproveitarem as oportunidades de desenvolvimento em Macau e na Grande Baía.
O destaque na estreia desta empresa é o seu mais recente bio-robô da série EX Robots, que representa a mais recente conquista científica no campo dos robôs humanoides. A empresa quer mostrar os seus produtos e tecnologia ao mundo através da MIF, e espera atrair potenciais parceiros para explorar o mercado em conjunto, através de colaborações internacionais, especialmente nos campos de robôs de serviço, inteligência artificial e entretenimento educacional.
Artigo publicado no âmbito da parceria com o Macau Daily News