Início » Rede social X tira servidor que contornava decisão judicial e deixa de funcionar no Brasil

Rede social X tira servidor que contornava decisão judicial e deixa de funcionar no Brasil

A rede social X cedeu à justiça brasileira e voltou a tornar o seu serviço inacessível no país, depois de ter surpreendido no dia anterior ao conseguir contornar o bloqueio, disse à agência France-Press o provedor de internet.

“Pouco antes das 16h00 (20:00 em Lisboa), o X deixou de utilizar o serviço” prestado pela empresa de cibersegurança Cloudflare, que lhe tinha permitido contornar a ordem de bloqueio, disse à AFP o conselheiro da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) Basílio Rodriguez Perez.

A plataforma está agora novamente “bloqueada”, acrescentou.

Desde quarta-feira, alguns dos cerca de 22 milhões de utilizadores da plataforma no maior país da América Latina puderam voltar a aceder à rede social, porque, segundo explicou a Abrint a rede social efetuou na noite de terça-feira uma alteração técnica no Brasil que lhe permitiu contornar o bloqueio ordenado pela justiça brasileira.

“A mudança para o Cloudflare torna o bloqueio da aplicação muito mais complicado”, já que, ao contrário “do sistema anterior, que usava IP [endereço de protocolo de internet] específicos e passíveis de bloqueio, o novo sistema faz uso de IP dinâmicos que mudam constantemente”, indicou.

Entretanto a rede social X antigo Twitter garantiu que o acesso a alguns utilizadores no Brasil, deveu-se a questões técnicas involuntárias.

Mesmo assim, o juiz Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro multou na quinta-feira o X em 5 milhões de reais (824 mil euros) por dia até que a situação se resolvesse, como aconteceu.

Perante as reiteradas recusas de Musk de retirar da rede social perfis de pessoas investigadas por transmitir mensagens antidemocráticas, o mesmo juiz Alexandre de Moraes determinou o bloqueio do X no final de agosto, decisão que foi reafirmada pelos outros quatro juízes da primeira turma do STF.

Moraes também impôs uma multa de oito mil euros a quem utilizar uma VPN ou um outro serviço de ocultação da localização para aceder ao X, que tinha cerca de 20 milhões de utilizadores no país.

Mais tarde, o juiz retirou a regra de proibição da oferta de aplicações que permitem o acesso à internet via VPN, mas manteve a multa. Não houve, até ao momento, porém, relatos sobre a imposição de multa aos utilizadores do X no Brasil.

*Com Lusa

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website