Início » Angola e China mantêm relações de cooperação mutuamente vantajosas

Angola e China mantêm relações de cooperação mutuamente vantajosas

O especialista angolano em Relações Internacionais Almeida Henriques afirmou, em entrevista ao Grupo de Mídia da China (CMG, sigla em inglês), que Angola e a República Popular da China mantêm relações de cooperação mutuamente vantajosas.

Almeida Henriques, que falava na esteira da visita do Presidente João Lourenço à China lembrou que as relações entre os dois países são de longa data, enquanto analisava os 41 anos de cooperação política e diplomática.

“Podemos dividir o histórico da relação entre os dois países em dois grandes estágios: estamos a falar do período em que Angola alcançou a paz e procurava ter doadores ou parceiros. Na altura, solicitou uma Conferência de Doadores, mas vários países ocidentais entendiam que Angola não precisava dessa conferência, porque tinha capacidade suficiente para seguir em frente e dar solução aos problemas que enfrentava”, disse.

Para o especialista angolano, as relações entre os países remontam ao período da busca pela liberdade dos seus povos, assegurando ter sido após o ano de 2002, com o fim da guerra em Angola, que as relações se tornaram mais reforçadas.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!