Início » Zheng He e Vasco da Gama

Zheng He e Vasco da Gama

No oitavo ano do Reinado de Xuande (1433), liderando uma imensa frota nas suas viagens de expedição marítima, Zheng He, infelizmente, sucumbiu a uma doença em Calecute durante uma volta, o que marcou o fim da navegação da grandiosa frota chinesa nas rotas marítimas entre a China, a África Oriental e a Ásia Ocidental. Quem poderia prever que, 65 anos depois, o navegador português Vasco da Gama aportaria neste mesmo local, Calecute?

No oitavo ano do reinado de Xuande (1433), liderando uma imensa frota nas suas viagens de expedição marítima, Zheng He, infelizmente, sucumbiu a uma doença em Calecute durante uma volta, o que marcou o fim da navegação da grandiosa frota chinesa nas rotas marítimas entre a China, a África Oriental e a Ásia Ocidental. Quem poderia prever que, 65 anos depois, o navegador português Vasco da Gama aportaria neste mesmo local, Calecute?

No quarto ano do reinado de Jianwen (1402), o príncipe Yan, Zhu Di, ascendeu ao trono da Dinastia Ming, e decidiu mandar Zheng He liderar as frotas ao ultramar para conhecer a geografia mundial fora da China, as tradições e as situações sociais locais, fomentar o comércio e a troca cultural. Há ainda quem alegue que o propósito da viagem era que se procurasse o seu sobrinho deposto e desaparecido, Zhu Yunwen.

No terceiro ano do reinado de Yongle (1405), Zheng He empreendeu a sua primeira expedição para o Oceano Ocidental, chegando a Calecute no inverno. A frota levou consigo porcelana e seda, as quais provocaram o grande interesse do rei local que enviaria representantes para negociar. A partir de então, Calecute serviu como um ponto de reabastecimento de água potável e alimentos para a Armada Chinesa, bem como uma base para seguir viagem. Foi em Calecute que Zheng He acabou adoecendo, vindo a falecer durante a sua sétima viagem. O navegador português Vasco da Gama, chegou ao mesmo lugar, onde também acabou por morrer e ser sepultado.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!