João Gomes Cravinho, ministro dos Negócios Estrangeiros, lamentou esta manhã a morte de uma cidadã luso-Israelita e revelou que existem mais quatro luso-israelitas desaparecidos.
“Estamos neste momento à procura de confirmação e de receber mais informação sobre esses quatro luso-israelitas”, disse.
A jovem Rotem Neumann, 25 anos, com nacionalidade portuguesa, estava no festival Teva, evento de música perto da fronteira com Gaza que foi invadido por militantes na madrugada de sábado. Dada como desaparecida, foi encontrada morta, revelou ontem a Associated Press.
O avião que transportava 152 cidadãos portugueses – e 14 cidadãos de outros países europeus, como espanhóis (nove), irlandeses, búlgaros e lituanos, entre outros – retirados de Israel aterrou há poucos minutos em Figo Maduro.
“Temos ainda cerca de 2 mil portugueses que estão nas nossas listas consulares, contudo, esses não manifestaram vontade de regressar a Portugal, por enquanto”, disse o ministro. “Os que quiseram, vieram”, afirmou ainda, referindo que o Governo continua a acompanhar a situação e que, se for caso disso, tratará “de apoiar os outros cidadãos nacionais que continuam em Israel”.
Leia mais em Diário de Notícias