Início Sociedade Este pode ter sido o mês de setembro mais quente de que há registo

Este pode ter sido o mês de setembro mais quente de que há registo

O mês de setembro que terminou este sábado pode ter sido o mais quente de sempre desde que há registos na história da humanidade, adiantam os dados meteorológicos de vários países.

Áustria, França, Alemanha, Polónia e Suíça anunciaram esta sexta-feira que o mês foi o mais quente desde que têm registos, num ano que se prevê também ele o mais quente da história da Humanidade devido às alterações climáticas. Isto, já após o monitor climático da União Europeia ter dito, no início de setembro, que as temperaturas globais de verão no hemisfério Norte foram as mais quentes de que há registo.

A autoridade meteorológica francesa, Meteo-France, afirmou que a temperatura média em setembro no país deve fixar-se em 21,5 graus Celsius (ºC), entre 3,5 ºC e 3,6 ºC acima do período de referência 1991-2020. Há quase dois anos que as temperaturas médias em França excedem sistematicamente as normas mensais e na primeira semana do mês chegaram a sentir 38,8 ºC.

Na vizinha Alemanha, o instituto meteorológico DWD declarou que o nono mês do ano foi o mais quente desde que há registos nacionais, quase 4 ºC acima do valor de referência de 1961-1990.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!