Início » Algumas comunicações do VAR vão ser públicas em Portugal

Algumas comunicações do VAR vão ser públicas em Portugal

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta segunda-feira que “algumas comunicações áudio com o VAR serão tornadas públicas a partir da época 2023/24”. A medida entra em vigor na temporada que agora se inicia e, “uma vez por mês”, serão divulgados “os áudios das conversas entre árbitros de campo e VAR em todos os lances avaliados no ecrã disponível no relvado.” Acontecerá apenas na I Liga.

“O Conselho de Arbitragem avaliará o impacto desta decisão no decorrer da temporada e mantê-la-á se entender que são inequívocos os benefícios para o futebol e para a compreensão do trabalho dos agentes de arbitragem”, esclarece aquele organismo.

Em comunicado, o CA explica que a divulgação de algumas comunicações tem “um objetivo pedagógico, na linha do que sempre considerou ser a prática adequada”.

“Tal como sucedeu na primeira temporada de introdução do VAR em Portugal, o Conselho de Arbitragem é da opinião que a divulgação de áudios auxilia a total compreensão da função de arbitrar”, refere o organismo, acrescentando: “De resto, o mesmo acontece com a publicitação dos relatórios de arbitragem”.

Leia mais em O Jogo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!