Início China A minha história em Guangdong | Tanzaniano faz jus à expectativa do pai de se tornar “Simba” em Guangzhou

A minha história em Guangdong | Tanzaniano faz jus à expectativa do pai de se tornar “Simba” em Guangzhou

Ariel

“Sabe como o meu pai me chamava? Simba, o Rei Leão!” Ahmed Tamim, um homem da Tanzânia que operou um negócio de transporte marítimo internacional por 13 anos em Guangzhou, disse em entrevista ao GDToday. Ao falar sobre o seu pai, falecido há anos, as lágrimas brotaram nos seus olhos.

“Quando cheguei a Guangzhou, os meus bolsos estavam vazios. Todo o meu dinheiro foi ganho na China”, lembrou Tamim. Hoje, ele atua como gerente geral da companhia de navegação e assumiu o cargo de presidente eleito da Câmara de Comércio da Tanzânia em Guangzhou.

Realizando o sonho do tesouro em Guangzhou

Mais de 1.000 anos atrás, Guangzhou foi um dos pontos de partida da Rota Marítima da Seda. Com mil anos de história comercial, comerciantes e mercadorias de todo o mundo se reuniram e se conectaram em Guangzhou, onde as pessoas serão recompensadas por sua diligência e sabedoria.

Em 2006, o volume comercial entre a China e a África ultrapassou 50 bilhões de dólares pela primeira vez. Muitas empresas de frete China-África surgiram naquela época. Tamim aproveitou a oportunidade e veio para Guangzhou com a ajuda de seus amigos.

“Os africanos querem fazer negócios na China, porque a maioria das mercadorias na África são da China. É muito fácil fazer negócios em Guangzhou”, exclamou Tamim. Segundo ele, Guangzhou tem uma variedade de mercados atacadistas de roupas finas e de baixo preço, além de exportações diretas para a África. Mais importante ainda, o governo local emitiu muitas políticas para proporcionar um ambiente de negócios amigável.

“Embora eu não falasse uma palavra em chinês, ainda conseguia fazer negócios com os moradores de Guangzhou”, disse Tamim.

A localização geográfica e os portos únicos de Guangzhou também contribuíram muito para os negócios da Tamim. Como um importante porto comercial no sul da China, o porto de Guangzhou lançou 154 rotas de comércio exterior de contêineres em 2022, incluindo 23 rotas para a África, cobrindo essencialmente todos os principais portos da África.

“As nossas cargas são entregues principalmente na África Oriental, incluindo Tanzânia, Burundi, Ruanda, República Democrática do Congo e Moçambique”, explicou Tamim.

Recentemente, com o aumento contínuo do volume de negócios, a Tamim abriu sucessivamente dois escritórios em Yiwu e Shaoxing na província de Zhejiang na China.

“Vir para Guangzhou foi a melhor decisão que já tomei. Aqui realizei meu sonho de me tornar um homem rico”, disse Tamim.

Oferecendo assistência para o comércio China-Tanzânia

A fim de alcançar o compartilhamento de informações, troca de experiências de comércio internacional e promoção de produtos, muitos países estabeleceram câmaras de comércio em Guangzhou. Essas organizações contribuem efetivamente para o desenvolvimento ordenado e saudável da cooperação econômica e comercial sino-estrangeira.

Em 2022, Tamim foi eleito presidente da Câmara de Comércio da Tanzânia em Guangzhou. Desde então, ele também fez o possível para promover a cooperação comercial e os intercâmbios entre a China e a Tanzânia e para ajudar na resolução de várias disputas comerciais.

Questionado sobre o que é mais importante para um empresário de sucesso, Tamim respondeu: “é a confiança”.

“Às vezes, por necessidades de negócios, você precisa fazer alguns produtos de amostra e enviá-los para determinados países. Essas trocas exigem confiança.” Tamim enfatizou que somente quando a confiança é estabelecida entre as pessoas é que podemos obter apoio e ajuda, bem como a ajuda de outras pessoas em momentos de dificuldade.

Devido ao cumprimento dos princípios de honestidade e assistência mútua, a empresa de Tamim vem se desenvolvendo continuamente há mais de dez anos desde a sua criação. Ele ganhou suporte e cooperação de longo prazo de clientes chineses e estrangeiros.

Trazer empresas chinesas para a África no futuro

Graças ao rápido desenvolvimento do comércio eletrônico na China, os clientes africanos da Tamim também começaram a aprender a fazer negócios online. Isso ajudou muito durante a pandemia. Em abril de 2021, o negócio de frete da Tamim atingiu um novo pico. Apesar do impacto da pandemia, o volume de cargas ainda superou o mesmo período dos anos anteriores. “Todo mundo estava ocupado durante esse tempo, mas todos estavam felizes”, ele sorriu.

Dados oficiais mostram que a China é o maior parceiro comercial da África há mais de uma década. O promissor comércio China-África continuará a trazer benefícios tangíveis para cada vez mais africanos e chineses. A esse respeito, Tamim disse que espera cooperar com mais empresas chinesas para ir à África para inspeção, investimento, construção de fábrica ou algo mais significativo.

“Não vou apenas investir na China, mas também convidar grandes empresas chinesas para irem à Tanzânia ou à África e fazerem negócios maiores juntos”, disse Tamim com firmeza.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!