Início » Costa termina hoje visita à Coreia do Sul a procurar atrair novos investimentos

Costa termina hoje visita à Coreia do Sul a procurar atrair novos investimentos

Lusa

O primeiro-ministro termina hoje a sua visita à Coreia do Sul, em que tem procurado destacar a captação de novos investimentos em áreas como os semicondutores ou energias renováveis, deixando de lado os casos políticos nacionais.

Na terça-feira, no primeiro dos seus dois dias em Seul, apesar da insistência dos jornalistas, António Costa recusou-se a abordar de forma desenvolvida questões relacionadas com a gestão da TAP, alegando que importa aguardar pelo fim dos trabalhos da comissão parlamentar de inquérito para, eventualmente, retirar consequências políticas.

Hoje, o chefe do Governo português começa o dia com uma reunião com o presidente das relações corporativas da multinacional Samsung e fará depois uma intervenção na cerimónia de abertura do Fórum de Negócios Portugal-Coreia do Sul – uma sessão em que também vai discursar o ministro da Economia, António Costa Silva.

Além de António Costa Silva, o líder do executivo português está nesta visita acompanhado pelos ministros das Infraestruturas, João Galamba, e da Ciência e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

Perante os jornalistas, o primeiro-ministro assumiu que o principal objetivo desta visita se destina à captação de investimento sul-coreano em setores económicos considerados críticos, como os semicondutores, energias renováveis e automóvel.

“Neste conceito de autonomia estratégica que se tem vindo a desenvolver na Europa, Portugal tem uma posição muito clara sobre o significado deste conceito. Autonomia estratégica significa não ficar dependente de outros, mas não significa fechamo-nos sobre nós próprios”, declarou após ter estado numa das maiores fábricas de semicondutores do mundo e que pertence ao grupo SK.

Portugal, de acordo com o primeiro-ministro, quer atrair investimento direto estrangeiro, designadamente sul-coreano, “para se produzir na Europa aquilo que a Europa necessita”.

Hoje, ao final da manhã, António Costa encontra-se com o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Han Duck-soo, seguindo-se uma cerimónia de assinatura de instrumentos jurídicos.

“No âmbito desta visita iremos promover e fomentar o ensino da língua portuguesa na Coreia, através da assinatura de um protocolo para a criação de um novo leitorado na Universidade de Hankuk. Vamos também assinar um protocolo de entendimento entre o Instituto Camões e a Koica, que é a agência coreana de cooperação, para fomentar projetos conjuntos de cooperação triangular. Queremos fomentar cada vez mais projetos de desenvolvimento sustentável em países em desenvolvimento, designadamente no continente africano”, realçou à agência Lusa o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André.

Antes de regressar a Lisboa, ainda na componente institucional do seu programa, o primeiro-ministro vai depor uma de coroa de flores no Memorial da Guerra da Coreia.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website