Aeroportos portugueses registam subidas brutais de atividade

por Viviana Chan
Volta ao Mundo

Os aeroportos nacionais movimentaram em janeiro 3,9 milhões de passageiros, uma subida de… 84% em relação ao mesmo mês do ano passado.

De acordo com dados oficiais revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o Aeroporto Humberto Delgado foi o que viveu maior atividade.

Em Lisboa, circularam 2,2 milhões de passageiros, 56,9% do total nacional, mais 84,8% do que em 2022.

Já o aeroporto de Faro quase duplicou o valor, com 90,7% de passageiros, e foi o que registou o maior crescimento face a janeiro de 2020 (+11,7%).

O mês de janeiro de 2021 não foi tido em conta por o país ainda se encontrar então com restrições de viagens devido à pandemia.

O Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, concentrou 22,7% do total de passageiros movimentados. Face a janeiro de 2022 subiu 88,1%.

Na Madeira, o Aeroporto Cristiano Ronaldo contou com 313,7 mil pessoas, mais 86% em relação há exatamente um ano.

No conjunto das pistas nacionais, desembarcaram uma média diária de 60.700 passageiros durante o passado mês de janeiro. França foi o principal país de origem e de destino dos voos.

No entanto, Espanha e Reino Unido registaram os maiores crescimentos face a janeiro de 2022, ocupando, respetivamente, a segunda e a terceira posição.

O INE, deu ainda conta de um acréscimo dos transportes aéreos de carga de 84% e uma ligeira diminuição do de correios, menos 0,4%.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!