Segunda língua oficial de Portugal pode vir a desaparecer - Plataforma Media

Segunda língua oficial de Portugal pode vir a desaparecer

O Mirandês, reconhecida há 24 anos, como a segunda língua oficial de Portugal, pode vir a desaparecer dentro de 20 anos devido ao abandono a que foi votada por parte de entidades públicas e privadas.

É pelo menos esta a conclusão a que chegou um estudo efetuado pela Universidade de Vigo, em Espanha, que aponta o dedo ao estudo da língua nas escolas por considerar que foi um fracasso.

A solução para inverter esta tendência, diz o mesmo estudo, é a ratificação da Carta Europeia das Línguas Minoritárias e a necessidade de uma nova Lei do Mirandês, atualizada de acordo com ações e medidas planificadas.

De acordo com o Xosé Henrique Costa, professor catedrático da Universidade de Vigo, que coordenou o estudo “Presente e Futuro da Língua Mirandesa”, o mirandês está a cair em desuso, principalmente entre os jovens. Estima em cerca de 3.500, o número de pessoas que conhecem a língua, com cerca de 1.500 a usá-la regularmente. “Acontece por duas coisas, primeiro há uma queda brutal do uso. Entre a geração dos maiores o uso da língua está por volta dos 70 ou 80%, entre a geração os mais novos está nos 2%. Neste momento há 1 ou 2% dos falantes com menos de 18 anos. A língua não tem um futuro garantido”, salientou.

Leia mais em TSF

Related posts
CulturaMacau

Que línguas falas?

Cabo VerdeCultura

Cabo Verde quer crioulo como língua nacional mas ainda não sabe quando

Assine nossa Newsletter