Famílias gastaram mais 105 milhões nos supermercados - Plataforma Media

Famílias gastaram mais 105 milhões nos supermercados

O ano arrancou difícil para as famílias que gastaram 907 milhões de euros, em janeiro, nas compras para o lar. É um crescimento de 13,1% face ao mesmo mês do ano passado, o que corresponde a 105 milhões de euros a mais deixados nas caixas dos supermercados.

Os dados são da Nielsen e mostram que as maiores subidas aconteceram nos laticínios, que tiveram um crescimento homólogo de 24%, e nos artigos de mercearia, que subiram 14%. No total, dos 907 milhões de euros gastos nos super e hipermercados, 378,2 milhões corresponderam a artigos de mercearia, mais 48 milhões do que em janeiro de 2022. Para os laticínios foram 171,4 milhões de euros, um aumento homólogo de 33,5 milhões.

Em conjunto, mercearia e laticínios pesaram 60,6% da fatura no supermercado. Já os gastos em congelados subiram 7%, mas o seu peso na despesa total baixou dos 7,4%, em janeiro de 2022, para 7% este ano. Mesmo assim, os congelados pesaram 63,5 milhões de euros no valor total, contra os 59,3 milhões de janeiro do ano passado.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Related posts
AngolaSociedade

Mais de 60% da população angolana tem a floresta como fonte de alimento

BrasilSociedade

Embalagens ocultam parte dos aditivos em alimentos vendidos no Brasil

EconomiaSociedade

Governo português quer sancionar práticas abusivas nos preços dos alimentos

PortugalSociedade

Alimentos básicos em Portugal mais caros do que em Espanha e quase ao preço de França

Assine nossa Newsletter