Início Atualidade Conferência dos Oceanos em Lisboa foi “muito importante” para acordo “histórico” de proteção do alto mar

Conferência dos Oceanos em Lisboa foi “muito importante” para acordo “histórico” de proteção do alto mar

TSF

O secretário de Estado do Mar destaca, entre os pontos acordados, a exploração de recursos genéticos dos oceanos.

O secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, acompanha a Comissão Europeia e também vê o acordo de proteção do alto mar, após 15 anos de negociações, como um momento histórico. Na sua opinião, a Conferência dos Oceanos, realizada em Lisboa no ano passado, teve um papel fundamental no acordo.

“É mesmo um momento histórico. Diria que depois do tratado da lei do mar, que vai celebrar este ano 40 anos e foi um grande instrumento internacional, tivemos novamente a vitória do multilateralismo, com os oceanos a estarem no centro da agenda das preocupações das nações do mundo inteiro. A segunda Conferência dos Oceanos, que decorreu em Lisboa, foi muito importante também para esta consciência das nações de que tínhamos de encontrar as bases para aquilo que é a proteção da biodiversidade em alto mar”, defendeu à TSF José Maria Costa.

Entre os pontos acordados, o secretário de Estado do Mar destaca a exploração de recursos genéticos dos oceanos, que será partilhada por todos os países signatários.

“Hoje é de facto um dia muito feliz para a conservação dos oceanos porque se atingiram alguns objetivos muito importantes, alguns deles dentro da linha das Nações Unidas, que é termos 30% das áreas marinhas em alto mar protegidas até 2030. Termos também as bases para a exploração de recursos genéticos oceânicos com base em regras internacionais. Os resultados de toda esta exploração dos recursos genéticos vão ser partilhados por toda a humanidade”, afirmou o secretário de Estado do Mar.

Leia amsi em: TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!