Início » Primeiro ferido na guerra da Ucrânia a ser tratado em Portugal chega na terça-feira

Primeiro ferido na guerra da Ucrânia a ser tratado em Portugal chega na terça-feira

O primeiro militar ferido na guerra da Ucrânia chega a Portugal a 21 de fevereiro, na próxima terça-feira. A seguir, entre o final de abril e início de maio, deverão chegar outros quinze.

Este grupo vai ficar instalado no antigo seminário dominicano de Ourém, onde já funcionou a Casa da Criança, e que está a ser recuperado para ser transformado num centro de recuperação para feridos de guerra.

À TSF, Ângelo Neto, da Associação Ukranian Refugees, revela que os militares que vão chegar não correm risco de vida. Todos receberam o primeiro tratamento nas urgências hospitalares da Ucrânia só que agora não há condições no seu país para prosseguir com os tratamentos. Os médicos não têm mãos a medir para tratar, todos os dias, dezenas e dezenas de feridos vindos da frente da batalha. Os que já não estão em perigo ficam para segundo plano.

A vinda para Portugal serve para colmatar a ausência desses tratamentos. Quem chega, diz Ângelo Neto, são militares “sem uma perna, um braço, um olho, sem cirurgias corretivas, entre muitas outras patologias bem como problemas psicológicos”.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!