Inflação sobe 0,53% em janeiro com pressão de alimentos - Plataforma Media

Inflação sobe 0,53% em janeiro com pressão de alimentos

A inflação oficial do Brasil, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), teve alta de 0,53% em janeiro, o primeiro mês do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A maior pressão veio do grupo alimentação e bebidas, que avançou 0,59%, segundo os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (9).

O resultado ficou abaixo da mediana das projeções do mercado e mostra uma desaceleração frente a dezembro, quando a alta havia sido de 0,62%. Analistas consultados pela agência Bloomberg projetavam inflação de 0,56% no mês passado.

Em 12 meses, o IPCA acumulou avanço de 5,77% até janeiro, conforme o IBGE. Também houve desaceleração. Nesse recorte, a variação era de 5,79% até a divulgação anterior.

O índice acumulado está acima da meta de inflação perseguida pelo BC (Banco Central) para 2023. O centro da medida de referência é de 3,25% neste ano. O intervalo de tolerância é de 1,5 ponto percentual para mais (4,75%) ou para menos (1,75%).

Leia mais em Folha de S. Paulo

Related posts
BrasilEconomia

Perspectiva para inflação do Brasil cai este ano, mas segue acima da meta

BrasilSociedade

Maioria dos reajustes salariais em outubro ficaram acima da inflação

BrasilEconomia

Inflação muda comportamento dos brasileiros, mostra pesquisa

Assine nossa Newsletter