Polónia formaliza pedido à Alemanha para enviar carros de combate para a Ucrânia - Plataforma Media

Polónia formaliza pedido à Alemanha para enviar carros de combate para a Ucrânia

O Governo polaco pediu formalmente autorização à Alemanha para enviar carros de combate “Leopard” para a Ucrânia, anunciou hoje o ministro da Defesa da Polónia, enquanto o seu homólogo alemão garantiu que irá responder em breve.

“A Alemanha já recebeu o pedido para autorizar a transferência dos tanques ‘Leopard 2’ para a Ucrânia”, disse o ministro polaco, Mariusz Blaszczak, numa mensagem hoje publicada na rede social Twitter, na qual apela a Berlim para se juntar à “coligação de países que apoiam a Ucrânia com os ‘Leopard 2’”.

Segundo o ministro alemão da Defesa, Boris Pistorius, o Governo de Berlim espera resolver “nos próximos dias” as suas dúvidas sobre o envio dos ‘Leopard 2’ para a Ucrânia, referindo que o primeiro passo é preparar um inventário dos carros de combate atualmente disponíveis.

Feito esse inventário, e “se for dado o sim”, a questão pode ser resolvida em dias, disse Pistorius em entrevista à estação televisiva ZDF, poucas horas antes do encontro agendado para hoje com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

Berlim prometeu também “agir com rapidez” no que diz respeito à formação de pessoal e transporte dos carros, mas esclareceu que a decisão final cabe ao chanceler, Olaf Scholz, numa referência às especulações dos últimos dias sobre uma possível divisão dentro da coligação governamental sobre a ajuda que as autoridades ucranianas têm reclamado.

A Polónia já tinha avançado, na segunda-feira, que ia pedir autorização à Alemanha para enviar os Leopard para a Ucrânia, mas o primeiro-ministro, Mateusz Morawiecki, não tinha especificado quando seria feito o pedido.

“Vamos pedir a autorização, mas isso é uma questão secundária”, disse Morawiecki aos jornalistas.

“Mesmo que não consigamos a autorização, daremos os nossos carros de combate à Ucrânia como parte de uma pequena coligação, mesmo que a Alemanha não faça parte desta”, acrescentou.

A Polónia, que se declarou pronta para entregar 14 tanques Leopard a Kiev, sublinhou que está em conversações com cerca de 15 países sobre este assunto.

A Alemanha tem estado sob crescente pressão para entregar os seus Leopard à Ucrânia, que está a pedi-los insistentemente e, no domingo, a ministra dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, disse que o país estava pronto para entregar os carros de combate, apesar do chanceler alemão ter mostrado relutância em comentar o assunto.

“Se nos colocassem o pedido, não nos oporíamos”, afirmou Annalena Baerbock.

A Polónia é obrigada a fazer um pedido oficial a Berlim antes de entregar os carros de combate, que fazem parte das reservas alemãs.

Este artigo está disponível em: English

Related posts
Política

Alemanha não permitirá que guerra seja conflito entre Rússia e NATO

PolíticaPortugal

Maioria dos tanques Leopard portugueses está inoperacional

Política

EUA sancionam Grupo Wagner de mercenários para debilitar poder de combate russo

Angola

Angola preocupada com escalar bélico do conflito na Ucrânia e risco de nova guerra mundial

Assine nossa Newsletter