Início » ‘Habemus’ polémica e a culpa é do Clooney do Vaticano

‘Habemus’ polémica e a culpa é do Clooney do Vaticano

A morte de um papa costuma ser de união para a Igreja Católica, que não só tem que fazer o luto pelo anterior líder, como eleger um novo. Depois de sair o fumo branco da chaminé da Capela Sistina, o cardeal protodiácono vai à janela da praça de São Pedro para anunciar “Habemus papam” e dizer o nome do escolhido. A morte de um papa emérito, está a descobrir o Papa Francisco, que foi o primeiro em seis séculos a ter que conviver com o antecessor, pode colocar o foco nas divisões que existem dentro da Igreja. Habemus polémicas.

Mal tinha acabado o funeral de Bento XVI, que renunciou há quase uma década e morreu no último dia de 2022, quando chegaram a várias redações as primeiras cópias do livro de memórias do homem que por 20 anos foi o seu secretário privado. Nient”altro che la verità. La mia vita al fianco di Benedetto XVI (“Nada mais do que a verdade. A minha vida ao lado de Bento XVI”) é o título da obra do arcebispo alemão Georg Gänswein (escrito a meias com o jornalista Saverio Gaeta, diretor do semanário Famiglia Cristiana).

“Hoje, após a morte do papa emérito, chegou a hora de o atual prefeito da Casa Pontifícia contar a sua própria verdade sobre as calúnias flagrantes e manobras obscuras que tentaram, em vão, lançar sombras sobre o magistério e as ações do pontífice alemão”, prometia o comunicado de imprensa da editora Piemme sobre o livro, de 336 páginas, posto à venda na passada quinta-feira. Mas o que também fica claro é o mal-estar de Gänswein por ter sido posto de lado por Francisco.

O livro inclui relatos de conversas privadas com ambos os papas, englobando desde a ascensão de Bento XVI ao cargo mais alto da Igreja – terá feito campanha “ao contrário”, tentando dissuadir os apoiantes de votarem nele – até aos anos após a renúncia. Gänswein teria tentado persuadi-lo a ficar, mas percebeu rapidamente que a decisão estava tomada e isso era “totalmente fútil”.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website