'Habemus' polémica e a culpa é do Clooney do Vaticano - Plataforma Media

‘Habemus’ polémica e a culpa é do Clooney do Vaticano

A morte de um papa costuma ser de união para a Igreja Católica, que não só tem que fazer o luto pelo anterior líder, como eleger um novo. Depois de sair o fumo branco da chaminé da Capela Sistina, o cardeal protodiácono vai à janela da praça de São Pedro para anunciar “Habemus papam” e dizer o nome do escolhido. A morte de um papa emérito, está a descobrir o Papa Francisco, que foi o primeiro em seis séculos a ter que conviver com o antecessor, pode colocar o foco nas divisões que existem dentro da Igreja. Habemus polémicas.

Mal tinha acabado o funeral de Bento XVI, que renunciou há quase uma década e morreu no último dia de 2022, quando chegaram a várias redações as primeiras cópias do livro de memórias do homem que por 20 anos foi o seu secretário privado. Nient”altro che la verità. La mia vita al fianco di Benedetto XVI (“Nada mais do que a verdade. A minha vida ao lado de Bento XVI”) é o título da obra do arcebispo alemão Georg Gänswein (escrito a meias com o jornalista Saverio Gaeta, diretor do semanário Famiglia Cristiana).

“Hoje, após a morte do papa emérito, chegou a hora de o atual prefeito da Casa Pontifícia contar a sua própria verdade sobre as calúnias flagrantes e manobras obscuras que tentaram, em vão, lançar sombras sobre o magistério e as ações do pontífice alemão”, prometia o comunicado de imprensa da editora Piemme sobre o livro, de 336 páginas, posto à venda na passada quinta-feira. Mas o que também fica claro é o mal-estar de Gänswein por ter sido posto de lado por Francisco.

O livro inclui relatos de conversas privadas com ambos os papas, englobando desde a ascensão de Bento XVI ao cargo mais alto da Igreja – terá feito campanha “ao contrário”, tentando dissuadir os apoiantes de votarem nele – até aos anos após a renúncia. Gänswein teria tentado persuadi-lo a ficar, mas percebeu rapidamente que a decisão estava tomada e isso era “totalmente fútil”.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: English

Related posts
ChinaSociedade

Vaticano renova acordo com Pequim sobre nomeação de bispos

Cultura

Espetáculo de luz e som na fachada da basílica de São Pedro, em Roma

EconomiaMundo

Vaticano: Papa pede modelo económico mais justo

MundoSociedade

Papa Francisco: “Na administração da Igreja faltavam mulheres”

Assine nossa Newsletter