Início » Mais 500 milhões reforçam apoios extraordinários à energia

Mais 500 milhões reforçam apoios extraordinários à energia

Dinheiro Vivo

Apoios à fatura energética das empresas somam 3,5 mil milhões euros, com esta tranche a juntar-se aos 2000 milhões anunciados para a eletricidade em outubro passado. Para o gás mantêm-se os mil milhões.

O Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, anunciou esta tarde um reforço dos apoios extraordinários à eletricidade. Em conferência de imprensa conjunta com o Ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, o governante revelou a injeção de 500 milhões de euros adicionais para o apoio à contenção do aumento do preço da eletricidade para as empresas, que se juntam aos 2000 milhões de euros previamente anunciados em outubro. Nas palavras de Costa Silva, este é “um pacote muito significativo” que visa, acrescenta Duarte Cordeiro, “proteger desde já os aumentos esperados para 2023”.

O Ministro do Ambiente explica ainda que este valor adicional provém de “disponibilidades que existem ainda do Orçamento do Estado de 2022”, nomeadamente, do ISP (Imposto Sobre o Petróleo), da CESE (Contribuição Extraordinária sobre o Setor Energético) e dos leilões das licenças de emissão de gases de estufa. A transferência destes valores será realizada através dos mecanismos habituais garantindo, assume o ministro, “que a indústria nacional pode continuar a trabalhar normalmente, contribuindo, como tem feito, para o aumento da competitividade internacional do país”.

Leia mais em: Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!