Início Destaques Há mão portuguesa por trás da parceria entre Vodafone e Altice

Há mão portuguesa por trás da parceria entre Vodafone e Altice

Os grupos de telecomunicações Vodafone e Altice vão criar a FibreCo para construir e operar uma rede de fibra ótica que levará internet de banda larga a sete milhões de casas na Alemanha, nos próximos seis anos. O negócio visa apenas o mercado germânico, mas, revela fonte oficial da Altice Portugal ao Dinheiro Vivo, envolve engenharia portuguesa.

Em causa está uma joint venture projetada pelas cúpulas internacionais dos dois grupos e anunciada na Alemanha na segunda-feira. Gerou surpresa por se tratar de duas telecom rivais, mas a Vodafone precisa de um parceiro para desenvolver a internet de banda larga em fibra ótica que fornece aos alemães e a Altice, que não tem presença retalhista na Alemanha mas começou este ano a exportar serviços de construção e gestão de redes para solo germânico, tem o know-how necessário.

A FibreCo será detida em 50% pela Vodafone e em 50% pela Altice e abrirá portas até ao final de junho de 2023 (aguarda aprovação regulatória). Os planos de investimento da nova empresa ascendem a sete mil milhões de euros, sendo que 70% deverão ter origem em emissões de dívida sem recurso à Vodafone e Altice. E, embora se trate de um negócio partilhado, o acordo prevê que a Altice dê “recursos” à Vodafone, pagando até 1,2 mil milhões de euros, incluindo um adiantamento de 120 milhões de euros, mais um total de 487 milhões de euros (pagamento diferido à medida que a nova rede seja construída), e proveitos de 595 milhões de euros, mediante o desempenho do projeto.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!