Angola subiu três lugares no ranking dos passaportes mais valiosos do mundo (Henley Passport Index 2022), passando da posição 98 para 95, numa escala de 199 países, soube, este domingo, o Jornal de Angola.

Na estatística, os passaportes do Japão, Cingapura e Coreia do Sul são considerados os mais valiosos do mundo. Na sequência destacam-se, igualmente, países como Alemanha, Espanha, Finlândia e Itália.
Com dados históricos de 17 anos, o Henley Passport Index é o único do seu tipo baseado em dados exclusivos da Autoridade Internacional de Transporte Aéreo (IATA).
Leia também: Companhia aérea angolana TAAG chega a acordo com a Boeing para pagamento da dívida
O índice inclui 199 passaportes diferentes e 227 destinos de viagem diferentes. Actualizado trimestralmente, o Henley Passport Index é considerado a ferramenta de referência padrão para cidadãos globais e Estados soberanos ao avaliar a classificação de um passaporte no espectro de mobilidade global.
Entretanto, o passaporte nigeriano foi classificado em 100º, neste índice que é pu-blicado, trimestralmente, pela Henley & Partners, uma empresa de consultoria de residência e cidadania global com sede em Londres.