Início » Durão Barroso defende compra cojunta de vacinas pela Europa e África

Durão Barroso defende compra cojunta de vacinas pela Europa e África

Durão Barroso sugeriu sinergias entre Europa e África.

Durão Barroso defende compra cojunta de vacinas pela Europa e África

O presidente de Fórum EurÁfrica, Durão Barroso, apresentou esta sexta-feira a ideia de uma convergência entre o continente europeu e africano sugerindo compra de vacinas em conjunto e mais sinergias no campo da energia.

“Porque não, da próxima vez que houver uma pandemia, em vez de ser a União Europeia a comprar vacinas, a UE e a União Africana (UA) comprarem em conjunto”, questionou o antigo presidente da Comissão Europeia, durante a sua intervenção no Fórum EurÁfrica, que termina hoje em Carcavelos, nos arredores de Lisboa.

Leia também: Portugal compra à Hungria vacinas para doações a países lusófonos

“A questão que deixo aqui é: e se a Europa e África juntassem esforços e trabalho, com autonomia total? Não sugiro fazer tudo em conjunto, mas em convergência, são 50 países na Europa e 54 em África, a realidade é que Europa e África podem mostrar convergência e fazer propostas em conjunto” em várias organizações internacionais, defendeu Durão Barroso.

Na intervenção, que passou em revista os principais desenvolvimento geoestratégicos e geopolíticos, entre os quais destacou “o ambiente de guerra fria entre os Estados Unidos e a China, o desenvolvimento mais importante dos últimos 30 anos”, Durão Barroso defendeu que os cidadãos têm de sentir esta diferença de enquadramento nas relações entre os dois continentes.

Leia mais em: Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!