Início Destaques Mediterrâneo sofreu episódios de “mortalidade em massa” após ondas de calor marinhas

Mediterrâneo sofreu episódios de “mortalidade em massa” após ondas de calor marinhas

Investigação com equipas de 11 países diferentes conclui que, entre 2015 e 2019, a temperatura da água chegou a superar os 26 graus Celsius

Um estudo que envolveu investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental concluiu que, entre 2015 e 2019, os eventos de “mortalidade em massa” no mar Mediterrâneo foram provocados por uma série de ondas de calor marinhas.

Em comunicado, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto adianta esta quarta-feira que o estudo, publicado na revista Global Change Biology, reuniu esforços de investigadores de 11 países diferentes e abordou, “pela primeira vez”, os efeitos das mortalidades em biodiversidade marinha à escala mediterrânica.

Liderada pelo Institut de Ciències del Mar (Espanha), a investigação mostrou que, entre 2015 e 2019, os eventos de mortalidade em massa de espécies marinhas “afetaram todas as regiões mediterrânicas” devido às “ondas de calor marinhas que são, a cada ano, mais frequentes e agressivas”.

Leia também: Calor acumulado nos oceanos bateu recordes em 2021

A investigação analisou populações de cerca de 50 espécies (incluindo corais, esponjas e macroalgas) e concluiu que as mesmas foram “afetadas por estes eventos ao longo de milhares de quilómetros da costa mediterrânica, desde o mar de Alborão até à costa oriental da bacia”.

Face aos resultados, os investigadores alertam que o aumento da intensidade e frequência das ondas de calor marinhas pode estar a transformar os principais ecossistemas costeiros.

“Os impactos das mortalidades foram observados entre a superfície e 45 metros de profundidade, onde as ondas de calor marinhas registadas foram excecionais, afetando mais de 90% da bacia mediterrânica e atingindo temperaturas superiores a 26 graus Celsius em alguns locais”, esclarece Jean-Baptiste Ledoux, investigador do CIIMAR e um dos autores do estudo.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!