Presidentes dos EUA e da China devem discutir sobre Taiwan e Ucrânia - Plataforma Media

Presidentes dos EUA e da China devem discutir sobre Taiwan e Ucrânia

As tensões em torno de Taiwan e a invasão da Rússia à Ucrânia devem ser tópicos de discussão em uma conversa por telefone esperada para esta semana entre o presidente norte-americano, Joe Biden, e o líder chinês, Xi Jinping, disse a Casa Branca nesta terça-feira (26).

O porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, disse a repórteres em uma entrevista coletiva que a disputa econômica entre os dois países também deve ser um dos assuntos da discussão, que é esperada para esta semana, conforme Biden afirmou na segunda-feira.

Será a quinta ligação entre os dois líderes e ocorrerá no momento em que a China dá alertas mais fortes ao governo Biden contra uma possível visita da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, à democrática Taiwan, que Pequim reivindica como seu território.

“Tudo, das tensões em torno de Taiwan à guerra na Ucrânia, assim como a melhor forma de administrar a competição entre as duas nações, certamente na esfera econômica”, disse Kirby, sobre os tópicos que serão discutidos.

“É uma ligação que foi marcada muito tempo atrás e já tem uma agenda bastante robusta de coisas para esses dois líderes conversarem”, disse.

Pela sua política de “Uma China”, os Estados Unidos não têm relações diplomáticas oficiais com Taiwan, mas é obrigado pela lei norte-americana a fornecer à ilha os meios para se defender. A Casa Branca rapidamente reiterou que essa posição não mudou, apesar das especulações sobre uma possível viagem de Pelosi.

Related posts
Política

Biden não espera escalada por manobras chinesas ao redor de Taiwan

ChinaPolítica

Presidentes Joe Biden e Xi Jinping ponderam encontro presencial

ChinaPolítica

Porta-aviões dos EUA entra no mar da China em fase de tensão devido a Taiwan

ChinaPolítica

Presidentes dos EUA e da China falam hoje ao telefone

Assine nossa Newsletter