China ameaça tomar “medidas fortes e determinadas” se Pelosi visitar Taiwan - Plataforma Media

China ameaça tomar “medidas fortes e determinadas” se Pelosi visitar Taiwan

A China afirmou ontem que vai tomar medidas “fortes e determinadas” caso a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, visite Taiwan

A visita “minaria gravemente a soberania e a integridade territorial da China e teria grave impacto na base política da relação entre China e Estados Unidos, ao enviar um sinal muito errado às forças independentistas de Taiwan”, disse o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros Zhao Lijiang, em conferência de imprensa. “Caso os EUA insistam em seguir o caminho errado, a China vai tomar medidas fortes e decididas, visando salvaguardar a sua soberania e integridade territoriais”, acrescentou.

Leia mais sobre o assunto em: Líder de Congresso dos Estados Unidos prepara visita a Taiwan

O jornal britânico Financial Times avançou ontem que Pelosi está a planear visitar Taiwan no próximo mês. A confirmar-se, seria a primeira visita de um líder do Congresso norte-americano ao território nos últimos 25 anos. Pelosi tinha originalmente planeado a visita para Abril passado, mas acabou por adiar, depois de ter testado positivo para a covid-19.

Leia mais em Hoje Macau

Este artigo está disponível em: English

Related posts
ChinaPolítica

Taiwan denuncia incursões de aviões e navios chineses

ChinaPolítica

China termina manobras militares em redor da ilha de Taiwan

ChinaPolítica

Taiwan inicia exercícios militares com fogo real

ChinaPolítica

China prolonga por um dia exercícios militares ao largo de Taiwan

Assine nossa Newsletter