Brasil diz esperar comprar o máximo de diesel da Rússia - Plataforma Media

Brasil diz esperar comprar o máximo de diesel da Rússia

O ministro das Relações Exteriores do Brasil disse ontem que o país quer comprar o máximo de gasóleo à Rússia, com quem está a finalizar um acordo para adquirir este tipo de combustível a um preço mais barato

Questionado sobre isto durante uma visita à ONU, Carlos França disse que o Brasil, tal como outros países, procura fornecedores de gasóleo “seguros e fiáveis”, numa altura em que existem certos problemas de refinação e a fim de assegurar que o setor agrícola e os motoristas tenham combustível suficiente.

“Claro, a Rússia é um grande fornecedor de petróleo e gás. Pode perguntar à Alemanha sobre isso, pode perguntar à Europa sobre isso”, disse o ministro aos jornalistas.

Questionado sobre a quantidade de diesel o Governo brasileiro espera comprar à Rússia, França afirmou: “tanto quanto pudermos”.

Também questionado sobre a compra de combustível a um país que está a invadir outro (Ucrânia) em violação da Carta das Nações Unidas, o ministro disse simplesmente: “talvez devesse perguntar ao Sr. Scholz sobre isso e depois eu responderei”, referindo-se ao chanceler alemão, cujo país é altamente dependente das importações russas de energia.

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro disse na segunda-feira que o Brasil “quase fechou” um negócio para comprar diesel mais barato à Rússia, que está sob pesadas sanções económicas do Ocidente por causa da guerra na Ucrânia, à qual o Brasil não aderiu.

“Quando fui à Rússia (em fevereiro passado) comprei fertilizantes para o agronegócio e agora está quase fechado um negócio para comprarmos gasóleo mais barato da Rússia”, disse a um grupo de apoiantes fora da sua residência oficial em Brasília.

Desde o início da guerra na Ucrânia a 24 de fevereiro, o líder do Brasil tem mantido uma posição “equilibrada” em relação à invasão militar russa e tem criticado as sanções económicas impostas pelo Ocidente ao Governo de Vladimir Putin.

Related posts
Política

Canal russo em exílio tenta 'combater a propaganda' do Kremlin

MundoPolítica

Cabe à Rússia “honrar a sua palavra” no acordo para exportações de cereais

Política

Rússia deixará Estação Espacial Internacional depois de 2024

Política

Em dificuldades no terreno, Putin vai acumulando vitórias fora da Ucrânia

Assine nossa Newsletter