Papa diz que mundo está a viver uma III Guerra Mundial - Plataforma Media

Papa diz que mundo está a viver uma III Guerra Mundial

O papa Francisco avisou na segunda-feira que o mundo está a viver uma III Guerra Mundial “aos bocadinhos”, lembrando que durante anos se têm registado “guerras selvagens de destruição”, como a que vitima a Ucrânia.

“Há anos que vivemos a Terceira Guerra Mundial aos bocadinhos, em capítulos, com guerras por todo o lado, embora a guerra na Ucrânia nos toque mais de perto”, sublinhou numa entrevista em língua espanhola à plataforma de ‘streaming’ ViX da “Noticias Univision 24/7”.

O Papa falou sobre a pandemia de covid-19, a guerra na Europa, escândalos de abuso de crianças na Igreja Católica, aborto, sem se esquivar também a responder a perguntas sobre a sua saúde e rumores de uma possível renúncia.

O sumo pontífice, de 85 anos, falou desde o drama no Iémen e na Síria, à vida encurtada de 30.000 soldados, até aos jovens que morreram no desembarque nas praias da Normandia e aos conflitos bélicos “que são impostos” e que mostram se perdeu “a consciência da guerra”.

E, ainda assim, apesar das tragédias, “a humanidade continua a fabricar armas”, lamentou, acrescentando que a guerra “escraviza”, desumaniza, e que, segundo o catecismo católico, “a utilização e posse de armas nucleares é imoral”.

Sobre a invasão russa da Ucrânia, Francisco disse que prefere falar mais sobre as vítimas do que dos agressores, “do país que é atacado”.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: English

Related posts
PortugalSociedade

Cardeal-Patriarca de Lisboa foi ao Vaticano falar ao Papa dos abusos sexuais

PolíticaSociedade

Papa Francisco chegou ao Canadá para "peregrinação penitencial"

Sociedade

Papa Francisco rejeita rumores de que quer renunciar

Sociedade

Papa Francisco critica "crueldade" russa na Ucrânia

Assine nossa Newsletter