Turistas em Portugal subiram 48,4 por cento no ano passado - Plataforma Media

Turistas em Portugal subiram 48,4 por cento no ano passado

Segundo as “Estatísticas do Turismo 2021” do INE foi Espanha que se manteve como o principal mercado emissor de turistas internacionais (quota de 30,2 por cento), tendo registado um crescimento de 57,3.

Turismo em Portugal subiu 48,4% em 2021

Portugal recebeu 9,6 milhões de turistas não residentes em 2021, um crescimento de 48,4 por cento face a 2020, mas ainda 61 por cento abaixo dos 24,6 milhões de turistas acolhidos no ano pré-pandémico de 2019, informou o Instituto Nacional de Estatística esta quinta-feira.

“O ano de 2021 foi ainda marcado pelos efeitos dos constrangimentos decorrentes da pandemia , sobretudo as medidas de confinamento no primeiro semestre e no final do ano, com efeitos negativos no setor do turismo que, apesar de ter crescido face a 2020, ano de contração sem precedente da atividade turística, ficou ainda aquém dos níveis de 2019”, lê-se nas ‘Estatísticas do Turismo 2021’ do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Leia também: Turismo em Portugal pode crescer entre 20% e 30% neste ano

Segundo o instituto estatístico, “Espanha manteve-se como o principal mercado emissor de turistas internacionais (quota de 30,2 por cento), tendo registado um crescimento de 57,3 por cento”.

Já o mercado francês (16,1 por cento do total) continuou em segundo lugar, aumentando 46,2 por cento, e no número de turistas do Reino Unido (10,6 por cento) verificou-se também uma variação positiva de 24 por cento em 2021, enquanto o mercado alemão (oito por cento) cresceu 39,1 por cento.

Considerando a generalidade dos meios do alojamento turístico (hotelaria, turismo no espaço rural/habitação, alojamento local, campismo e colónias de férias e pousadas da juventude), em 2021 registaram-se 16,0 milhões de hóspedes e 42,6 milhões de dormidas, traduzindo-se em aumentos de 36,9 por cento e 40,7 por cento, respetivamente (-60,4 e -61,1 por cento, pela mesma ordem, em 2020).

Leia também: Turismo: Portugal com 10 milhões de hóspedes em 2020. Proveitos afundam mais de 66%

Face a 2019, registaram-se diminuições de 45,8 por cento no número de hóspedes e 45,2 no de dormidas.

Em 31 de julho de 2021 estavam em atividade, e com movimento de hóspedes, 6.571 estabelecimentos, o que corresponde a um aumento de 20,2 por cento face ao mesmo período do ano anterior (-8,2 por cento face a 2019, com 7.155 estabelecimentos em atividade).

O mercado interno assegurou 22,5 milhões de dormidas em 2021, correspondendo a 52,8 por cento do total, e registou um acréscimo de 33,2 em 2021 (-13,9 por cento face a 2019). As dormidas dos mercados externos registaram um crescimento superior (+50,1, -61,1 por cento face a 2019) e atingiram 20,1 milhões de dormidas (47,2 por cento do total).

Leia mais em: Dinheiro Vivo

Este artigo está disponível em: English