Início Economia Turistas em Portugal subiram 48,4 por cento no ano passado

Turistas em Portugal subiram 48,4 por cento no ano passado

Segundo as “Estatísticas do Turismo 2021” do INE foi Espanha que se manteve como o principal mercado emissor de turistas internacionais (quota de 30,2 por cento), tendo registado um crescimento de 57,3.

Turismo em Portugal subiu 48,4% em 2021

Portugal recebeu 9,6 milhões de turistas não residentes em 2021, um crescimento de 48,4 por cento face a 2020, mas ainda 61 por cento abaixo dos 24,6 milhões de turistas acolhidos no ano pré-pandémico de 2019, informou o Instituto Nacional de Estatística esta quinta-feira.

“O ano de 2021 foi ainda marcado pelos efeitos dos constrangimentos decorrentes da pandemia , sobretudo as medidas de confinamento no primeiro semestre e no final do ano, com efeitos negativos no setor do turismo que, apesar de ter crescido face a 2020, ano de contração sem precedente da atividade turística, ficou ainda aquém dos níveis de 2019”, lê-se nas ‘Estatísticas do Turismo 2021’ do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Leia também: Turismo em Portugal pode crescer entre 20% e 30% neste ano

Segundo o instituto estatístico, “Espanha manteve-se como o principal mercado emissor de turistas internacionais (quota de 30,2 por cento), tendo registado um crescimento de 57,3 por cento”.

Já o mercado francês (16,1 por cento do total) continuou em segundo lugar, aumentando 46,2 por cento, e no número de turistas do Reino Unido (10,6 por cento) verificou-se também uma variação positiva de 24 por cento em 2021, enquanto o mercado alemão (oito por cento) cresceu 39,1 por cento.

Considerando a generalidade dos meios do alojamento turístico (hotelaria, turismo no espaço rural/habitação, alojamento local, campismo e colónias de férias e pousadas da juventude), em 2021 registaram-se 16,0 milhões de hóspedes e 42,6 milhões de dormidas, traduzindo-se em aumentos de 36,9 por cento e 40,7 por cento, respetivamente (-60,4 e -61,1 por cento, pela mesma ordem, em 2020).

Leia também: Turismo: Portugal com 10 milhões de hóspedes em 2020. Proveitos afundam mais de 66%

Face a 2019, registaram-se diminuições de 45,8 por cento no número de hóspedes e 45,2 no de dormidas.

Em 31 de julho de 2021 estavam em atividade, e com movimento de hóspedes, 6.571 estabelecimentos, o que corresponde a um aumento de 20,2 por cento face ao mesmo período do ano anterior (-8,2 por cento face a 2019, com 7.155 estabelecimentos em atividade).

O mercado interno assegurou 22,5 milhões de dormidas em 2021, correspondendo a 52,8 por cento do total, e registou um acréscimo de 33,2 em 2021 (-13,9 por cento face a 2019). As dormidas dos mercados externos registaram um crescimento superior (+50,1, -61,1 por cento face a 2019) e atingiram 20,1 milhões de dormidas (47,2 por cento do total).

Leia mais em: Dinheiro Vivo

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!