Início » Portugal com o terceiro maior aumento de preços nos alimentos na Zona Euro

Portugal com o terceiro maior aumento de preços nos alimentos na Zona Euro

Portugal é o terceiro país da Zona Euro onde o preço dos alimentos mais subiu desde o início do ano. Desde janeiro, os preços dos alimentos agravaram 7,6 pontos percentuais (de 3,3% para 10,9% em maio), pior apenas Lituânia e a Letónia, dá conta o Jornal de Negócio esta quarta-feira. É a primeira vez que os preços dos produtos alimentares, álcool e tabaco crescem a dois dígitos em Portugal.

O mesmo jornal explica, citando um relatório do Banco Central Europeu (BCE), que a inflação nos alimentos “aumentou significativamente nos países da Zona Euro que estão mais expostos às importações agrícolas da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia”. O mesmo relatório estima que a inflação “modere no médio prazo”, mas indica que, até lá, os produtos continuem a encarecer.

Na origem dos aumentos está o encarecimento dos custos energéticos na hora de produzir e processar alimentos. Outra razão apontada é o facto de o gás natural ser necessário na produção de fertilizantes. Pesa, ainda, a subida dos custos de transporte. E as margens de lucro no retalho.também pesam na hora de formular os preços dos alimentos.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!