“Lamentamos profundamente que a embaixada tenha transmitido ontem [na segunda-feira] à família informações que não se revelaram corretas”, escreveu o embaixador, Fred Arruda, de acordo com o jornal The Guardian.
No início da manhã de segunda-feira, a mulher do jornalista Dom Phillips, Alessandra Sampaio, relatou a um jornalista da TV Globo ter sido informada sobre a descoberta de dois corpos na área de buscas por autoridades brasileiras, que contactaram familiares do jornalista no Reino Unido.
Na sequência da divulgação destas informações nos ‘media’ locais e do Reino Unido, a Polícia Federal brasileira divulgou uma nota ressaltando que “não procedem as informações que estão sendo divulgadas a respeito de terem sido encontrados os corpos do Sr. Bruno Pereira e do Sr. Dom Phillips.”
Dom Phillips, jornalista e colaborador do jornal The Guardian, e Bruno Araújo Pereira, ativista que militava em favor dos direitos dos indígenas, estão desaparecidos desde 05 de junho, no Vale do Javari, região remota e de selva na Amazónia brasileira perto da fronteira com Peru e Colômbia, onde realizavam uma investigação sobre ameaças de invasores e criminosos contra os indígenas.
No domingo, o Comité de Gestão de Crise, criado para coordenar as buscas e chefiado pela Polícia Federal brasileira, informou que o Corpo de Bombeiros havia encontrado uma mochila com um computador e outros itens pessoais dos desaparecidos.
A mochila foi amarrada a uma árvore numa área das margens do rio, cujo nível subiu nos últimos dias devido às chuvas, num local próximo à casa de Amarildo da Costa de Oliveira, mais conhecido como “Pelado”.
Leia mais em Jornal de Notícias