Início » Deslizamento deixa um morto e dez desaparecidos em Angra

Deslizamento deixa um morto e dez desaparecidos em Angra

Um deslizamento de terra em Angra dos Reis (a 156 km do Rio de Janeiro) deixou ao menos quatro casas soterradas, uma pessoa morta e ao menos dez desaparecidos na madrugada deste sábado (2). A terra cedeu após fortes chuvas atingirem o estado desde quinta-feira (31).

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, o deslizamento aconteceu no bairro Monsuaba e cinco pessoas foram resgatadas com vida até as 11h deste sábado. O corpo encontrado foi o de uma criança, do sexo feminino, que aparenta ter quatro anos de idade.

Nas últimas 48 horas, a chuva em Angra dos Reis atingiu o volume equivalente a 655 milímetros no continente e a 592 milímetros na Ilha Grande. Segundo a prefeitura, são índices jamais registrados anteriormente no município.

A Defesa Civil orientou para que as pessoas permaneçam em casa e só saiam caso forem orientadas para isso, por parte das autoridades. Ao ouvir as sirenes, os moradores devem deixar suas casas e irem para o ponto de apoio mais próximo disponibilizado pela prefeitura.

O temporal já havia causado estragos nesta sexta-feira (1º), quando a região da Ilha Grande foi uma das mais atingidas. Todos os 20 sistemas de sirenes da Defesa Civil foram acionados e famílias desalojadas foram levadas para três escolas municipais. Na manhã deste sábado, 19 pessoas estavam em abrigos.

Ao longo do dia, várias vias da cidade foram interditadas após deslizamentos e árvores caídas terem bloqueado parcialmente as pistas.

Também houve relatos de deslizamentos neste sábado na Praia Vermelha, em Angra dos Reis e nas localidades de Ponta Negra, em Paraty.

A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, permanece em estágio de alerta devido a ocorrência de chuvas intensas nas últimas seis horas. Não há registro de feridos até o momento.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!