Início » Há órfãos em risco de tráfico humano devido à guerra

Há órfãos em risco de tráfico humano devido à guerra

Johansson disse que há “adultos a fazerem-se passar por pais das crianças”, que depois as integram em redes criminosas para tráfico humano. Alguns dos menores, segundo a comissária, estariam a residir em orfanatos. “Metade dos dois milhões de refugiados que entraram na União Europeia poderão ser crianças”, referiu aos eurodeputados.

A comissária europeia acrescentou que os menores “precisam de normalidade” e de apoio educativo. Ylva Johansson, que já visitou várias zonas da fronteira ucraniana, diz que o pior ainda está para vir e que a Europa “vai enfrentar um grande teste”.

O debate desta terça-feira centra-se na deterioração da situação dos refugiados, em sequência da invasão russa à Ucrânia.

A Comissão Europeia, anunciou Johansson, vai nos próximos dias propor a libertação do Fundo de Coesão para financiar a ajuda aos que estão a fugir à guerra na Ucrânia. “Precisamos de dinheiro”, disse.

A comissária elogiou o trabalho das comunidades e das autarquias dos 27 Estados-membros na integração dos refugiados ucranianos. “Estão à altura dos desafios, mostrando humanidade”, defendeu. Em Portugal, vários municípios têm iniciativas de acolhimento.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!