EUA faz embargo ao gás russo. Um golpe na máquina de guerra de Putin

EUA faz embargo ao gás russo. “Um golpe na máquina de guerra de Putin”

O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou esta terça-feira um embargo às importações de petróleo e gás russo para os Estados Unidos, em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia. Mais “um golpe na máquina de guerra de Putin“, afirmou.

Numa intervenção na Casa Branca, Biden disse que tal “significa que o petróleo russo não será aceite nos portos dos Estados Unidos”, num aumento das sanções impostas à Rússia para “dar outro forte golpe a (Presidente russo Vladimir) Putin”.

A decisão foi tomada “em estreita coordenação” com os aliados dos EUA, precisou. “Não ajudaremos a subsidiar a guerra de Putin”, afirmou Biden.

A Europa, por enquanto, recusou decretar um embargo às importações russas, que dão resposta a 40% das suas necessidades em termos de gás natural e a 30% das de petróleo.

Na segunda-feira, o chanceler alemão, Olaf Scholz, avisou que as importações de energia fóssil da Rússia são “essenciais” para a “vida diária dos cidadãos” europeus e que, por agora, o abastecimento do continente não pode ser garantido de outra forma.

Os Estados Unidos, ao contrário, são exportadores líquidos, ou seja, produzem mais petróleo e gás do que consomem, lembrou Biden.

“Nós podemos tomar esta decisão, enquanto outros não”, explicou, adiantando que os Estados Unidos estão “a trabalhar em estreita colaboração com a Europa (…) para desenvolver uma estratégia de longo prazo para reduzir a sua dependência da energia russa”.

“Continuamos unidos na nossa intenção de manter uma pressão crescente sobre Putin e a sua máquina de guerra”, disse ainda o chefe de Estado norte-americano.

O petróleo russo representa apenas 8% das importações norte-americanas e 4% do consumo de produtos petrolíferos nos EUA.

Leia mais em Diário de Notícias

Related posts
MacauSociedade

Universidade de Macau aposta na internacionalização

AngolaPolítica

UNITA diz que Tribunal Constitucional aceitou providência cautelar

AngolaSociedade

“Caçadores de óbito”, os truques para matar a fome em Luanda à custa dos funerais

EconomiaMundo

Delegação dos EUA foi à Venezuela falar sobre energia com Maduro

MundoPolítica

'Rasputitsa', o inimigo meteorológico de Putin na Ucrânia

Política

Há órfãos em risco de tráfico humano devido à guerra

ChinaMundo

Xi pede a Macron e Scholz 'moderação máxima' na guerra na Ucrânia

Assine nossa Newsletter