Angola, como membro da União Africana, tem reafirmado e reassumido todos os compromissos expressos a nível da organização continental, no que diz respeito às tendências da cooperação multilateral neste mundo cada vez mais globalizado
Angola reassume os compromissos com a União Africana. Esta informação foi prestada, esta quinta-feira, pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, por vídeo conferência na sessão de abertura do V Fórum Coreia- África, que decorre em Seul, Coreia do Sul.O chefe da diplomacia angolana afirmou que a parceria estratégica continental com a República da Coreia constitui uma prova de que a África vê na Coreia um parceiro válido para o desenvolvimento e a cooperação económica.
Angola é membro da Mesa da União Africana para o ano 2022, assumindo a 3/a vice-presidência, eleita durante a 35ª Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da União Africana*, decorrido recentemente em Addis-Abeba, na Etiópia.
Tendo em conta as suas responsabilidades acrescidas, Angola pretende trazer a sua experiência ao nível dos mecanismos continentais, contribuindo para a procura de soluções inovadoras para responder aos obstáculos que o continente enfrenta.
De acordo com o ministro, apesar dos vários desafios bem identificados que a África actualmente enfrenta, especialmente no contexto da pandemia de coronavírus, “temos de admitir que o nosso continente tem mostrado ao mundo algumas das comunidades mais resilientes, bem como líderes que estão verdadeiramente empenhados em ultrapassar o fosso com o mundo industrializado”.
Leia mais em Jornal de Angola