Início Macau Governo Central será chamado em caso de descontrolo da situação pandémica

Governo Central será chamado em caso de descontrolo da situação pandémica

António Bilrero e Eduardo Santiago

Os representantes dos Serviços de Saúde admitiram esta quinta-feira pedir apoio ao Governo Central caso a situação pandémica no território fique descontrolada no futuro. A garantia foi dada hoje pela Chefe de Divisão de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis, Leong Iek Hou.

As autoridades de Macau voltaram a frisar esta quinta-feira que têm um plano de contingência para lidar com um surto comunitário incluindo um cenário de quarentenas domiciliárias.”Vamos ter ajustamento dinâmico das medidas, mais limitações. O prazo de quarentena pode ser ajustado de acordo com o desenvolvimento da pandemia. Vamos organizar um centro clínico na comunidade para triagem de pacientes e acompanhamento das pessoas de contacto próximo para cortar eventuais cadeias de transmissão na comunidade. Vamos ter ainda um plano de pedir apoio ao Governo Central”, afirmou Leong Iek Hou.

Na habitual conferência de imprensa semanal sobre a situação pandémica no território, Leong Iek Hou esclareceu também os diferentes tipos de tratamentos que Macau vai ter disponível para prevenir e combater a pandemia. De acordo com a médica dos Serviços de Saúde, o objectivo dos novos medicamentos (comprimidos) é reduzir o teor de vírus para assim diminuir os sintomas para os que não se vacinaram.

Leia mais em TDM

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!