Início » FMI aprova segunda revisão do programa na Guiné-Bissau

FMI aprova segunda revisão do programa na Guiné-Bissau

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou, segunda-feira, que aprovou a segunda avaliação do programa de ajustamento económico da Guiné-Bissau, um passo fundamental para garantir um empréstimo ao abrigo de um novo programa financeiro.

“A administração do FMI aprovou a segunda revisão do programa monitorizado pelo corpo técnico [Staff-Monitored Program, SMP, no original em inglês], que apoia o programa de reformas do Governo destinado a apoiar a estabilidade macroeconómica e a sustentabilidade da dívida, fortalecendo as políticas sociais e melhorando a governação”, lê-se na nota enviada esta noite à Lusa.

As autoridades da Guiné-Bissau “fizeram progressos satisfatórios para estabelecer um histórico forte de implementação de políticas e reformas, um requisito fundamental para avançar na possibilidade de um acordo sobre uma Linha de Crédito Ampliada [Extended Credit Facility, ECF, no original em inglês] em 2022”, acrescenta-se no texto.

Para o FMI, será importante manter “o bom desempenho na terceira e última revisão do SMP, e que os parceiros internacionais da Guiné-Bissau garantam apoio suficiente nesta transição”.

O SMP foi aprovado a 19 de Julho de 2021 e a primeira revisão foi aprovada em Outubro do ano passado, sendo um passo prévio para que a Guiné-Bissau possa beneficiar de apoio financeiro do FMI ao abrigo destes programas de ajustamento financeiro que vão desembolsando tranches do empréstimo à medida que os países cumprem o estipulado no acordo em termos de reformas e nova legislação para relançar a economia e corrigir os desequilíbrios.

O programa do FMI relativo à Guiné-Bissau “apoia o programa de reformas desenhado pelo país, com o objectivo de estabilizar a economia, melhorar a competitividade e fortalecer a governação”.

Leia mais em Jornal de Angola

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!