De fenómeno nos relvados a proprietário, Ronaldo quer erguer o Cruzeiro

De fenómeno nos relvados a dono de clubes, Ronaldo quer erguer o Cruzeiro

A compra de 90% das ações da SAF do histórico Cruzeiro de Belo Horizonte por parte de Ronaldo “Fenómeno” foi o último de vários negócios avultados do antigo craque de futebol. O objetivo anunciado é realizar nos próximos cinco anos um investimento de 400 milhões de reais (61,9 milhões de euros), que servirá para aplicar na equipa de futebol mas também no pagamento da astronómica dívida. A associação civil do clube manteve participação de 10% na sociedade.

Ronaldo será o principal responsável pelas receitas de futebol do Cruzeiro, nomeadamente televisão, prémios, patrocínio, publicidade, marketing, produtos licenciados e vendas de passes de jogadores. A Associação Civil terá a seu cargo o património do clube, como os dois centros de estágio, o prédio onde funcionava a sede administrativa e os clubes de lazer do Barro Preto e da Pampulha.

O anúncio do investimento no clube onde terminou a formação e começou como profissional foi feito num direto no Instagram. “Estou muito feliz por ter concluído esta operação. Tenho muito a retribuir ao Cruzeiro e quero levá-lo ao lugar onde merece estar [o Cruzeiro encontra-se na Série B do campeonato brasileiro]. Temos muito trabalho pela frente! Peço aos adeptos que se conectem outra vez ao clube e que nos apoiem no estádio, porque precisamos de força e união. Não temos ainda nada para comemorar, mas muita ambição”, referiu.

Discotecas, marketing e EUA

Ronaldo terminou a carreira em 2011, mas continuou ligado ao futebol. Aliás, bem antes de pendurar as botas já era empresário, aventura que iniciou em 1998, quando tinha apenas 21 anos, com um investimento na discoteca R9 (já não existe), no Leblon, bairro chique do Rio de Janeiro. Seguiu-se o centro de fisioterapia R9 (continua em funcionamento), inaugurado em 2002, poucos meses depois de se ter sagrado campeão do mundo, após recuperação de uma grave lesão num joelho.

Leia mais em Diário de Notícias