Promoção de atividades culturais no Lisboeta Macau - Plataforma Media

Promoção de atividades culturais no Lisboeta Macau

Lisboeta Macau

Em Macau, a inauguração de um novo complexo turístico já não é novidade. Existe algo para explorar além dos mais recentes restaurantes e bares? Agora sim, com o H853 Shopping, Mall que não só entretem o paladar, como também o espírito, num “banquete” constituído por variadas obras de arte.

Lisboeta Macau

Este é o novo local para visitar. O “Bairro Lisboeta”, criado pelo Lisboeta Macau, promove ativamente a popularização das artes. O objetivo passa por criar uma atmosfera onde a população tem a oportunidade de experienciar a beleza da arte. Entrando no resort, somos imediatamente infetados pelo ambiente cultural. Como “aperitivo”, peças de artistas de renome como Takashi Murakami e Huang Benrei são um deleite para quem inicia esta viagem.

Um dos “pratos principais”, o primeiro “Chinese and International Pop-Up Art Alliance-Super Art Fair”, conta com cerca de 200 obras de artistas locais e da China Interior. A exposição foi comissariada por Hua Yuzhou, um famoso curador chinês e fundador da conhecida HWAS Art. Ao longo dos anos, este tem-se focado na descoberta de novos talentos e considera estas exposições coletivas uma plataforma importante para promover o intercâmbio cultural.

Para além de oferecer ao público geral acesso a um leque vasto de géneros artísticos, serve também como oportunidade para reforçar a interação entre os artistas da Área da Grande Baía. O projeto enfatiza os autores das obras, auxiliando o desenvolvimento das suas carreiras. Nesta exposição, obras de cinco artistas locais serão evidenciados.

Lisboeta Macau

Contudo, no futuro, através da colaboração entre Hua Yuzhou e o Lisboeta Macau, o espaço continuará a ser trabalhado com a missão de o transformar num local de exposição de obras de excelência, tanto locais como internacionais, e não só para a população de Macau como para os turistas que visitam a cidade.

Leia também: Inauguração parcial do Lisboeta Macau inclui três novas atracções

A exposição é aberta até dia 20 de fevereiro de 2022 e tem entrada livre. Não se pode deixar passar em branco a galeria internacional “Humarish Club”, recentemente inaugurada. Neste momento, exibe a exposição “The Journey Begins: From H853 to Contemporary Art”. A galeria, fundada pela Chiu Yeng Culture e HWAS Art, com o apoio do Lisboeta Macau para promoção e desenvolvimento das artes da Região Administrativa Especial, foi oficialmente lançada no dia de Natal.

Esta exposição, que marcou a abertura da galeria, é constituída por várias obras de grandes artistas contemporâneos chineses como Zhou Chunya, Ding Yi, Xue Song, Zheng Zaidong e Li Qiang, e procura promover o desenvolvimento da diversificação de indústrias em Macau, assim como do seu mercado artístico.

Um dos participantes, Zhou Chunya, oriundo da China Interior, trouxe duas novidades para a exposição, na esperança de as poder partilhar com os novos artistas locais e como forma de expressar o seu respeito e admiração pelo apoio concedido às artes pelo Lisboeta Macau. “The Journey Begins: From H853 to Contemporary Art” estará aberta até dia 20 de fevereiro de 2022 e tem entrada livre. Hua Yuzhou, fundador e diretor artístico do Humarism Club, acredita que o Lisboeta Macau possui algumas vantagens graças à forma inovadora como utiliza os seus recursos, espaço, iluminação e equipamentos, garantindo que as obras expostas na galeria sejam realçadas.

Lisboeta Macau

Com esta iniciativa, espera-se que o público desenvolva maior admiração pela arte, oferecendo um valor imensurável, não só ao próprio resort, como a todo o espaço que o rodeia. O que não falta é público para apreciar a excelência destas obras e testemunhar pessoalmente a liberdade e alegria incluídas na criação artística.

É também promovida a interação com a mesma, através da atividade “IT’S ALL ABOUT FUN”, num espaço de lazer curado pelo arquiteto e artista local, Lui Chak Keong. Em linha com a filosofia ‘com prazer se cria arte’, no dia da inauguração da exposição, uma série de convidados atiraram bolas cheias de tinta contra uma tela.

O local é propício para pessoas de várias idades e de todo mundo. Na visita ao espaço, poderão também deixar a sua marca, transformando-se igualmente em artistas. Como “sobremesa” deste banquete visual e espiritual, esta é a conclusão perfeita para uma viagem artística. O “Bairro Lisboeta” irá também criar uma série de atividades, incluindo workshops e exposições, para que o público de todas as idades possa sentir o encanto da arte.

PUBLIREPORTAGEM

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Assine nossa Newsletter