Início Sociedade Testes rápidos à Covid-19 são menos precisos com Ómicron

Testes rápidos à Covid-19 são menos precisos com Ómicron

AFP

Os testes rápidos à Covid-19 caseiros são mais propensos a dar falsos negativos com a variante Ómicron, apontou esta terça-feira a agência reguladora FDA

Os testes rápidos são menos precisos com a Ómicron. A notícia chega no momento em que os Estados Unidos enfrentam um grande aumento do número de casos, que, segundo especialistas, são subdiagnosticados devido à crise de acesso aos testes, com longos períodos de espera para os mais precisos, como o PCR, e kits caseiros escassos.

Leia também: Biden pede calma e Europa endurece medidas devido à Ómicron

A FDA informou que colabora com o Instituto Nacional de Saúde (NIH) para estudar o desempenho dos testes caseiros, também conhecidos como “de antígenos”, em relação a amostras de pacientes com versões ativas da variante.

Os testes rápidos são menos precisos porque “os primeiros dados sugerem que os testes de antígenos detectam a variante, mas podem ter uma sensibilidade reduzida”, explicou a agência. A sensibilidade é uma medida que estima a probabilidade de um teste detectar um resultado positivo.

A FDA assinalou que manterá a autorização para o uso de testes de antígenos, e que a população deve continuar recorrendo aos mesmos, seguindo suas instruções.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!