Encontrada segunda cápsula do tempo em estátua de general confederado

Encontrada segunda cápsula do tempo em estátua de general confederado

Trabalhadores que desmontavam o pedestal da estátua de um general confederado americano descobriram ontem uma caixa de cobre que teria sido enterrada há 130 anos, e que seria a segunda cápsula do tempo resgatada neste local em Richmond, Virgínia

“Foi encontrada!”, tuitou o governador do estado, Ralph Northam. “Esta é provavelmente a cápsula do tempo que todo mundo estava procurando”. 

Segundo um artigo de um jornal de 1887, a base da estátua do general confederado Robert E. Lee ocultava uma cápsula do tempo contendo relíquias como botões e balas, moedas, mapas, uma estranha imagem do presidente assassinado Abraham Lincoln em seu caixão e outros artigos.

Na semana passada, curadores abriram um recipiente do tamanho de uma caixa de sapatos, encontrada na base da estátua, mas que não era a mencionada no jornal antigo.

A caixa encontrada na segunda-feira tem quase o dobro do tamanho e Northam, que acompanhou o tuíte com uma imagem do cofre, alertou que os curadores estudariam a peça e que não seria aberta na segunda-feira.

Durante a Guerra Civil, o sul confederado separou-se dos Estados Unidos e lutou para manter a escravidão, que o restante do país tinha abolido.

A estátua de Lee em Richmond, cidade da Virgínia que foi a capital do sul durante o conflito sangrento de 1861-65, está entre os monumentos que foram removidos nos últimos meses por representar os confederados, partidários da escravidão.

A estátua foi alvo de protestos contra o racismo no ano passado após a morte de George Floyd, um homem negro assassinado por um policial branco em Minnesota.

Related posts
MundoPolítica

EUA dizem estar preparados para todos os cenários sobre Ucrânia

MundoPolítica

Líder de grupo de ultradireita é indiciado por invasão ao Capitólio

ChinaPolítica

EUA argumenta contra reivindicações marítimas 'ilegais' da China

MundoPolítica

Maioria dos americanos teme o 'colapso' da democracia

Assine nossa Newsletter