Início » Após ataque hacker, governo adia início de quarentena para viajantes não vacinados

Após ataque hacker, governo adia início de quarentena para viajantes não vacinados

Após o ataque hacker ao Ministério da Saúde, o governo Bolsonaro vai adiar em uma semana a aplicação das novas regras para o ingresso de viajantes no Brasil. As medidas entrariam em vigor neste sábado (11).

Entre elas estão a exigência de quarentena de cinco dias para não imunizados que chegarem em voos internacionais, além de teste realizado até 72 horas antes do embarque, e a apresentação de comprovante de vacinação ou de teste negativo na fronteira terrestre.

O adiamento foi decidido na manhã desta sexta-feira (10) e se dá como consequência do ataque nos sistemas do ministério. O anúncio foi feito pelo secretário-executivo da Saúde, Rodrigo Cruz.

“Por precaução, a gente vai publicar uma portaria hoje postergando por sete dias o início da vigência das regras que estão postas e iniciariam amanhã”, disse a jornalistas. Segundo o secretário, o objetivo é não prejudicar brasileiros que estão fora do país e pretendem retornar.

A medida tomada para evitar o avanço da variante ômicron do novo coronavírus foi anunciada pelo governo nesta semana.

Agora, passará a valer em 18 de dezembro. A portaria com o adiamento deve ser publicada, em edição extra do Diário Oficial da União, nesta sexta.

Segundo o secretário, os técnicos da pasta estão trabalhando para restabelecer os dados e alguns sistemas já voltaram ao normal.

Segundo a Folha apurou, ainda que o Ministério da Saúde tenha backup dos dados, é possível que nem todos estivessem atualizados no backup. Assim, neste momento, o governo está fazendo uma espécie de varredura para ver se algum dado foi perdido.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website