Xi defende desenvolvimento de relações "sãs e estáveis" com EUA

Xi defende desenvolvimento de relações “sãs e estáveis” com EUA

O Presidente da China pediu ontem ao homólogo dos Estados Unidos o desenvolvimento de relações “sãs e estáveis”, durante a reunião virtual entre os dois líderes

Xi Jinping afirmou que “China e Estados Unidos devem respeitar-se mutuamente, coexistir em paz, cooperar, gerir de forma apropriada os assuntos internos e assumir as suas responsabilidades internacionais”, de acordo com a agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

O Presidente chinês disse “estar preparado” para trabalhar com Joe Biden na hora de “construir consensos” e “dar passos” para recuperar as relações bilaterais.

Por seu lado, Biden salientou a necessidade de existirem salvaguardas para evitar conflitos entre os dois países, dado que “a competição entre os dois países não deve transformar-se num conflito, intencional ou não”, numa altura em que se acumulam disputas entre Washington e Pequim, sobre Taiwan, comércio e direitos humanos.

A conversa entre os dois líderes começou às 19:45 de Washington (00:45 em Lisboa).

Mas em Washington como em Pequim, as expectativas são moderadas em relação a este diálogo, que não deverá conduzir a “resultados concretos”, indicou a Casa Branca.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês Zhao Lijian afirmou, na segunda-feira, que os dois líderes “terão uma troca de pontos de vista franca, profunda e abrangente” sobre a relação bilateral, que se encontra num “momento crítico”.

Related posts
ChinaPolítica

Navio de guerra dos EUA em operação no mar do Sul da China, Pequim denuncia "intrusão"

ChinaEconomia

Biden condiciona baixar taxas às importações chinesas ao impacto para os trabalhadores

MundoPolítica

Vice-presidente dos EUA lança ofensiva de 600 milhões de dólares no Pacífico

ChinaPolítica

China aconselha países asiáticos a recusarem ser peças de jogo de xadrez

Assine nossa Newsletter