Início Angola Diamantes raros descobertos em mina angolana

Diamantes raros descobertos em mina angolana

Angop

Treze diamantes, oito dos quais de qualidade rara, foram encontrados terça-feira na mina do Lulo, localizada no município de Capenda Camulemba, província da Lunda Norte, soube nesta quarta-feira, à Angop.

De acordo com uma nota da Lucapa Diamond Company, a que à Angop teve acesso, as 13 pedras com 4,15 quilates, embora pequenas em tamanho, são grandes em qualidade, cujas oito definidas como Type lla, só é descoberta em 2 por cento da totalidade dos diamantes encontrados em todo o mundo.

A nota refere que esta “rara descoberta de oito diamantes com esta qualidade numa única amostra” foram encontrados num bloco denominado Lo28.

O Lulo é ainda a fonte dos cinco maiores diamantes encontrados em Angola, quatro destes com mais de 200 quilates, o que a torna num kimberlite “raro”.

Com 420 trabalhadores, a mina do Lulo, integrada no complexo mineiro do Lucapa, é conhecida pelos diamantes raros e de alta qualidade. Desde o início da sua exploração, em 2010, que se percebeu o potencial de qualidade e quantidade.

No primeiro ano de exploração, a mina proporcionou o valor mais alto por quilate, 2.983 USD, em todo o mundo.

Os blocos 6 e 8 foram responsáveis pela produção de 13 das 15 pedras com mais de 100 quilates saídas desta mina, incluindo o maior diamante alguma vez encontrado em Angola (2016), com 404, 2 quilates, leiloada a 16 milhões de dólares norte-americanos e após ser lapidado, foi transformado numa jóia que acabou por ser comercializada por USD 34 milhões.

O projecto Lulo com área de concessão de três mil quilómetros quadrados, é operado no âmbito de uma associação em participação, onde a Endiama detém (32%), a Lucapa Diamond Company Limited (40%) e a operadora Rosas & Pétalas (28%).

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!