Frigorífico comunitário ajuda quem mais precisa - Plataforma Media

Frigorífico comunitário ajuda quem mais precisa

Localizado no Centro Pastoral Católico, na Rua de Francisco António, o frigorífico comunitário é um projeto de Gilberto Camacho que tem como objetivo reduzir o desperdício alimentar e ajudar quem mais sofrem com esta crise: os trabalhadores migrantes

O Frigorífico Comunitário ajuda quem precisa. A cada dois ou três dias é deixada comida no frigorífico cujas portas todos podem abrir. É assim há cerca de um mês, quando o projeto do primeiro frigorífico comunitário se tornou realidade graças ao acolhimento do Centro Pastoral Católico, na Rua de Francisco António.

Ao HM, Gilberto Camacho, fundador do grupo Macau ECOnscious e conselheiro das comunidades portuguesas, explicou a ideia por detrás da iniciativa que existe em vários países.

“Esta ideia não é nova e não é minha, mas pensei em fazer [algo do género] em Junho ou Julho deste ano. Em Agosto participei numa palestra na Universidade de São José, acerca do desperdício alimentar, e apresentei a ideia. Depois tive a ajuda de uns amigos [para a instalação do frigorífico]”, contou.

O Frigorífico Comunitário ajuda quem precisa. Situado perto da Ponte 16, o Centro Pastoral Católico já fazia doações de comida, sobretudo aos trabalhadores migrantes que mais sofreram com as consequências económicas da pandemia.

“Qualquer pessoa pode deixar alimentos ou comida já preparada, desde que esteja em boas condições. Quis juntar o útil ao agradável, porque nós, que doamos comida, também ficamos felizes, porque não a desperdiçamos. Temos os trabalhadores migrantes, que são o suporte da economia em Macau, alguns perderam o emprego ou trabalham a tempo parcial. Se temos excesso de comida que é deitada para o lixo, porque não ajudar estas pessoas?”, questionou Gilberto Camacho.

Leia mais em Hoje Macau

Related posts
EntrevistaPolítica

“Quando se deu a crise, quem deu a mão a Portugal foi a China"

MacauMundo

O Mundo precisa de “limpar” o prato...

PortugalSociedade

Too Good To Go evita desperdício de 100 mil refeições

ChinaPlataforma Sabores

Xangai lança campanha para conter desperdício alimentar

Assine nossa Newsletter