Rim de porco é transplantado com sucesso para humano pela primeira vez - Plataforma Media

Rim de porco é transplantado com sucesso para humano pela primeira vez

Nunca antes tinha acontecido. O rim de um porco foi transplantado com sucesso para um humano. É a primeira vez que o sistema imunitário de um recetor não rejeita de imediato o transplante de um órgão deste tipo, conta a agência Reuters.

Tudo aconteceu no centro médico Langone Health da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Os cientistas alteraram os genes de um porco, de modo a eliminar a molécula nos tecidos do rim que faz com que o órgão seja rejeitado quase de imediato pelo corpo humano. O avanço traz um grande potencial para futuros transplantes, especialmente porque a medicina tem de lidar com um número reduzido de órgãos de humanos disponíveis para este efeito.

Nesta experiência de sucesso, o recetor do órgão foi uma paciente em estado de morte cerebral que apresentava sinais de disfunção nos rins, e cuja família autorizou que fosse testado um transplante, antes de lhe ser desligado o suporte de vida, adianta a agência Reuters.

Por se tratar de uma questão sensível, os investigadores consultaram especialistas legais e em ética e religião antes de proporem à família da paciente a participação na experiência.

Leia mais em TSF

Assine nossa Newsletter